Embaixador russo na Suécia: OTAN quer criar conflito no Báltico

© REUTERS / Balazs KoranyiU33, submarino alemão da classe 212, se prepara para os exercícios da OTAN Dynamic Mangoose 2015 perto de Bergen, na costa oeste da Noruega.
U33, submarino alemão da classe 212, se prepara para os exercícios da OTAN Dynamic Mangoose 2015 perto de Bergen, na costa oeste da Noruega. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O embaixador russo na Suécia Viktor Tatarintsev está intrigado com a decisão do país escandinavo em congelar os contatos com Moscou, disse o diplomata em uma entrevista ao jornal sueco Dagens Nyheter.

Exercício da OTAN no Báltico em 2014 - Sputnik Brasil
Mais de 40 navios participarão de exercício da OTAN no Báltico
As relações entre os dois países permanecem frias, disse o embaixador russo.

"Infelizmente, elas [as relações] não melhoraram. Eu estou desapontado: muito mais poderia ser feito. Mas não é culpa do lado russo. Fizemos de tudo para estabelecer um diálogo e contatos. No entanto, estamos enfrentando uma atitude bastante fria e todos os contatos no nível ministerial estão congelados. A falta de diálogo entre vizinhos não é natural ", disse Tatarintsev.

Tatarintsev não entende porque a russofobia na Suécia está atualmente em ascensão e porque a o país está com medo de uma "agressão russa".

Tanque norte-americano no porto de Riga, na Estônia - Sputnik Brasil
EUA enviam tropas e equipamentos militares para a região do Báltico
Os orçamentos militares dos Estados Unidos e da OTAN são várias vezes maiores que o da Rússia, afirmou.

"Vocês todos podem concluir quem é mais forte. Infelizmente, os suecos têm atualmente fobias anti-russas e têm antipatia pela Rússia mais do que nunca antes. Isto é devido à campanha de propaganda agressiva travada por meios de comunicação suecos", disse o diplomata russo.

A Rússia está preocupada com o aumento da presença de tropas da OTAN na região do Báltico, disse Tatarintsev. Há quase 3.000 soldados da OTAN, prontos para tomar partido em um conflito militar.

"Este é um sintoma real do desejo de criar uma plataforma para iniciar um conflito que poderia se transformar em algo maior. Esta é uma tendência perigosa", disse o diplomata.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала