EUA retardam decisão de enviar armas pesadas ao leste europeu

© AP Photo / Mindaugas KulbisSoldados americanos em exercício militar na Lituânia
Soldados americanos em exercício militar na Lituânia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Os Estados Unidos ainda não tomaram a decisão de posicionar armas pesadas na Europa e nem o farão antes da próxima reunião de ministros da Defesa dos países integrantes da OTAN, prevista para 24 de junho. A informação vem do embaixador americano na Aliança, Douglas Lute.

Exercícios da OTAN na Lituânia - Sputnik Brasil
Putin: OTAN é que se aproxima da Rússia, não o contrário
"A decisão não foi tomada e não posso dizer se se conseguirá tomar na reunião de ministros da Defesa da próxima semana. Não o faremos sem uma coordenação prévia com ossos aliados. Não vamos exigir que ninguém aceite nossos equipamentos militares", disse Lute nesta sexta-feira durante uma entrevista telefônica.

O especialista militar assegurou que o objetivo é facilitar os procedimentos necessários para levar a cabo manobras no leste europeu baseadas na rotação de tropas.

"É mais simples posicionar soldados americanos e as armas já presentes do que cada vez ter que enviar novos equipamentos militares. O objetivo é simplificar o procedimento de realização das manobras", afirmou.

Ursula von der Leyen, ministra da Defesa da Alemanha - Sputnik Brasil
Alemanha apoia presença de armas pesadas dos EUA na Europa
Para Lute, as medidas estudadas pelos Estados Unidos não devem quebrar os acordos internacionais existentes.

No último fim de semana, o jornal The New York Times, citando funcionários do governo americano, informou que o Pentágono estuda a possibilidade de posicionar armas pesadas no leste europeu em resposta a "uma possível agressão russa" na região.

A publicação indicava que os EUA podem posicionar tanques, máquinas de combate de infantaria e outros tipos de armas pesadas em bases de seus aliados europeus na OTAN. Autoridades de Estônia, Letônia e Lituânia já se manifestaram a favor dos planos americanos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала