Autoridades de China e EUA discutirão economia e questões sociais em Washington

© AP Photo / Andy WongBandeiras da China e dos EUA
Bandeiras da China e dos EUA - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Autoridades da China e dos EUA se reunirão na próxima semana para rodadas de debates em dois dos mais importantes mecanismos de diálogo entre os dois países. As reuniões acontecerão em Washington nos dias 23 e 24 de junho.

O presidente chinês, Xi Jinping, em encontro com o presidente russo, Vladimir Putin, em Moscou - Sputnik Brasil
Aliança entre Rússia e China é derrota para EUA e UE
O vice-premiê chinês Wang Yang e o conselheiro de Estado Yang Jiechi copresidirão, com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o secretário do Tesouro, Jacob Lew, o sétimo Diálogo Estratégico e Econômico China–EUA (S&ED). Segundo o porta-voz da chancelaria do país asiático, Lu Kang, estarão em discussão a política macroeconômica e de restruturação, a promoção do comércio e do investimento e a estabilização e a reforma do mercado financeiro.

O volume de comércio entre China e EUA chegou a US$ 550 milhões no ano passado. Os investimentos norte-americanos no parceiro atingiram, aproximadamente, US$ 100 bilhões, enquanto a via inversa também vem registrando sucessivos aumentos.

“O crescimento da cooperação econômica China–EUA não está apenas em sintonia com as exigências dos dois povos, mas também é um reflexo dos esforços dos dois países para assumirem suas responsabilidades como potências mundiais”, afirmou o vice-ministro de Finanças chinês, Zhu Guangyao.

Bandeira da China - Sputnik Brasil
Opinião: China abre caminho para a dominação global baseando-se no Plano Marshall dos EUA
Outra tarefa importante para os representantes dos dois países na S&ED é a obtenção de acordos econômicos e a criação de um bom ambiente para a cúpula presidencial que acontecerá em setembro, conforme informou o vice-ministro das Finanças da China. O presidente da China, Xi Jinping, aceitou o convite do colega dos EUA, Barack Obama, em uma conversa telefônica em fevereiro.

O Diálogo Estratégico Econômico, porém, não será o único debate sino-americano importante a ser realizado na próxima semana. Representantes dos dois países promoverão, também na capital dos EUA, a sexta Consulta Interpessoal de Alto Nível (CPE). O encontro será copresidido pelo vice-premiê chinês Liu Yandong e por John Kerry.

“O CPE será uma discussão sobre cooperação em educação, ciência e tecnologia, cultura, saúde, esportes, mulheres e jovens”, afirmou o porta-voz da chancelaria chinesa, Lu Kang.

À margem do S&ED e do CPE, representantes militares chineses e norte-americanos também deverão discutir questões de segurança na próxima semana.

 

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала