CIA desclassifica documentos sobre tragédia 9/11

© AFP 2022 / TIMOTHY A. CLARYMemorial da tragédia de 9/11 em Nova York
Memorial da tragédia de 9/11 em Nova York - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Os cinco documentos agora desclassificados mostram que os agentes dos serviços de segurança levaram a cabo ações pouco profissionais e descoordenadas.

Além disso, os documentos contêm declarações do então diretor da CIA, George Tenet, prestadas logo após a tragédia.

A Agência Central de Inteligência dos EUA (CIA na sigla em inglês) desclassificou cinco documentos que avaliam as ações das autoridades antes e imediatamente após os ataques terroristas em 11 de setembro de 2001.

Militares americanos em missão na cidade de Ramadi em outubro de 2004, um ano e sete meses após a invasão do Iraque pelos EUA - Sputnik Brasil
Despesas dos EUA no combate ao Estado Islâmico são de U$9 milhões por dia e somam 2,7 bi
De acordo com o relatório da agência, "seguindo a lei da liberdade de informação, a CIA e outras agências publicaram documentos com informações abrangentes que deixaram de estar  protegidas quanto aos interesses da segurança nacional."

Um dos documentos, publicados no site oficial da CIA, foi o relatório geral do Gabinete do Inspector Geral da CIA, datado de 2005, sobre as ações da agência. O relatório revela que os oficiais da agência não cumpriram as suas tarefas corretamente.

No documento sobre as declarações de George Tenet é referido que ele respondeu às acusações dirigidas contra a chefia da CIA, em particular ele disse que as operações secretas não tiveram sucesso por falta de dados da inteligência:

"Ficou claro para mim que, embora a operação realizada tivesse algum sucesso na luta contra a Al-Qaeda, nós não tivemos uma cobertura adequada para intercetar informações e introduzir agentes nas fileiras dos terroristas".

Ao comentar as alegações apresentadas no relatório em 2005 de que ele "não mostrou profissionalismo e diligência na luta contra o terrorismo", Tenet disse rejeitá-las categoricamente.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала