Kiev: instalações nucleares na Crimeia pertencem à Ucrânia

© Sputnik / Taras Litvinenko / Abrir o banco de imagensYalta, cidade russa
Yalta, cidade russa - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Ministério de relações Exteriores da Ucrânia insistiu, em um comunicado publicado nesta sexta-feira, em afirmar que as instalações nucleares localizadas na península da Crimeia pertencem à Ucrânia apesar de a região ter se juntado à Rússia após referendo realizado há mais de um ano.

Cidade de Sevastopol na Crimeia - Sputnik Brasil
Rússia assume responsabilidade por instalações nucleares na Crimeia
O texto veio em seguida à reação russa ao relatório anual da Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA, na sigla em inglês). Na segunda-feira, Moscou informou à diretoria da IAEA que discordava do relatório que definia as instalações nucleares da Crimeia como parte da Ucrânia.

Na quinta-feira, o Ministério de Relações Exteriores da Rússia divulgou um comunicado reiterando que Moscou havia assumido a responsabilidade por todas instalações nucleares localizadas na península da Crimeia e que as operaria exclusivamente com fins pacíficos.

"O Ato errado da Rússia não tem consequências legais para o status da República Autônoma da Crimeia como parte integral do território da Ucrânia… Todas instalações e materiais nucleares localizados da República Autônoma da Crimeia e na cidade de Sevastopol são propriedade da Ucrânia", diz o comunicado do Ministério ucraniano.

O presidente da Ucrânia, Pyotr Poroshenko, confere a construção de fortificações  em Donetsk - Sputnik Brasil
Poroshenko não permitirá novas 'repúblicas populares'
A Crimeia e cidade portuária de Sevastopol passaram novamente a fazer parte da Rússia após um referendo realizado em março de 2014.

Kiev e seus aliados do Ocidente não reconhecem os resultados do referendo, acusando a Rússia de violar a integridade territorial do país vizinho. Moscou, por sua vez, vem seguidamente afirmando que a reunificação aconteceu inteiramente de acordo com leis internacionais.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала