- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dia da Rússia é celebrado hoje

© AFP 2022 / SERGEI SUPINSKY / Abrir o banco de imagensDia da Rússia
Dia da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Hoje, 12 de Junho, assinala-se o Dia da Rússia, feriado nacional. A data será comemorada não só na Rússia, mas também em outros países.

O presidente Vladimir Putin entrega hoje os prêmios de Estado em uma cerimônia histórica na Praça Vermelha “Ot Russi do Rossii” (Da Rus à Rússia), à qual os visitantes do centro de Moscou bem como bilhões de telespectadores poderão assistir.

A cerimônia incluirá um show com a participação de 1.300 artistas, que mostrarão toda a história da Rússia, bem como os êxitos alcançados pelo país na ciência, medicina, balé, cinema, música e exploração do espaço. Serão usadas tecnologias de computador 3D bem como raios de laser para ajudar os espectadores mergulhar em uma era diferente.

Pianista russa Varvara Kutuzova - Sputnik Brasil
Rio vai celebrar em grande estilo o Dia da Rússia
Em 12 de junho de 1990 na primeira reunião do Congresso de Deputados Populares da Rússia foi aprovada a Declaração de Soberania do Estado da Rússia, (na sequência da separação das outras repúblicas da URSS) que proclamou a supremacia da nova Constituição e das suas leis. Exatamente um ano depois, pela primeira vez na Rússia, foram realizadas eleições presidenciais diretas e livres, nas quais Boris Yeltsin foi eleito.

O Dia da Rússia será comemorado neste ano não apenas pelos cidadãos russos, mas também em vários outros países. Cinco grandes cidades do globo terão programações especiais para celebrar a data – Nova York, Paris, Jerusalém, Pequim e Rio de Janeiro.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала