Lavrov: retórica militarista dos EUA é contraproducente

© Sputnik / Ilia Pitalev / Abrir o banco de imagensEntrevista de Lavrov
Entrevista de Lavrov - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O ministro das relações exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, comentou os relatórios sobre a possível instalação de mísseis dos EUA na Europa.

"Acreditamos que a crescente retórica militarista é absolutamente contraproducente e prejudicial, especialmente quando todos os nossos parceiros dizem juntos que não desejam retornar à Guerra Fria", disse o chefe da diplomacia russa ao comentar os relatórios sobre a possível instalação de mísseis dos EUA na Europa, durante uma coletiva de imprensa.

Lavrov observou que a Rússia "está ciente desses relatórios e estudos".

Londres - Sputnik Brasil
Grã-Bretanha está pronta a colocar mísseis nucleares dos EUA no seu território
Segundo ele, é muito importante saber "quem e o que foi dito especificamente", porque às vezes as declarações são tomadas fora de contexto, enquanto as demonstrações são demasiado graves para reagir de forma “calorosa”.

Anteriormente, foi relatado que Washington está estudando a possibilidade de instalar mísseis na Europa em resposta a supostas violações do Tratado de Forças Nucleares de Alcance Intermediário (INF) por parte da Rússia.

O porta-voz presidencial russo, Dmitry Peskov, por sua vez, disse que nem a Rússia, nem Ocidente estão interessados no aumento da tensão.

Soldados poloneses observam tropas americanas instalando uma estação de mísseis Patriot de defesa antiaérea - Sputnik Brasil
Mísseis americanos na Europa são loucura, diz parlamentar
“É claro que quaisquer ações que aumentem a tensão não serão do interesse de ninguém. Este tema não contribui para o aumento do nível de confiança mútua e o equilíbrio de interesses no continente europeu. Por outro lado, ao que sei, não há informações concretas nesse sentido”, disse Peskov 

Já o presidente russo, Vladimir Putin, declarou que a Rússia não adota postura de conflito, argumentando que todas as ações da Rússia são somente em resposta a ameaças. Com tudo isso, as suas respostas são em volume e escala reduzidos.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала