Corte Constitucional da Colômbia invalida acordo de cooperação com a OTAN

© AFP 2022 / GEORGES GOBETOTAN
OTAN - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O acordo visava permitir que a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) e a Colômbia explorassem e desenvolvessem cooperação e consultas em áreas de interesse comum. Contudo, o acordo não reconhece a formalmente a Colômbia como um parceiro da Organização.

A Corte Constitucional da Colômbia considerou o Acordo sobre segurança de informações com a OTAN como inválido.

Presidente da Colômbia Juan Manuel Santos - Sputnik Brasil
Presidente da Colômbia ordena a retomada dos bombardeios contra as FARC
O documento foi firmado em Bruxelas em Junho de 2013, e é destinado a permitir que OTAN e Colômbia explorem e desenvolvam a cooperação e consultas em áreas de interesse comum, particularmente, o objetivo era dar acesso a Colômbia à experiência profissional e às normas da entidade.

Marcando um primeiro passo para uma futura cooperação na área da segurança, o acordo, no entanto, não reconhece formalmente a Colômbia como um parceiro da aliança.

Após o exame, o Tribunal apontou uma série de erros jurídicos no texto do documento. Além disso, alguns erros foram encontrados na votação do acordo que foi realizada no Senado do país.

O Exército dos EUA disse que vai investigar as acusações recentemente publicadas a respeito dos estupros cometidos em meados dos anos 2000 por seus soldados e contratantes na Colômbia - Sputnik Brasil
Imperialismo Sexual: estupros cometidos por soldados dos EUA na Colômbia serão julgados
O exame legal foi iniciado pela Procuradoria Geral da Colômbia visto que o texto não fornecia definições claras de "informações confidenciais". O gabinete do Procurador Geral exigiu a derrubada dos efeitos do acordo e por sua invalidade.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала