- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Brasil assinou acordo de cooperação com a OCDE

© AFP 2022 / Eric PiermontLogo da Organização para o Desenvolvimento Econômico e Social.
Logo da Organização para o Desenvolvimento Econômico e Social. - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
O Brasil e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) assinaram nesta quarta-feira, 3 de maio, em Paris, um acordo de cooperação.

Segundo nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, o acordo, que ainda será submetido ao Congresso Nacional, aprofunda a relação bilateral e institucionaliza a participação brasileira em diversos foros da OCDE, que se dedica a pesquisas para o desenvolvimento econômico e aperfeiçoamento de políticas públicas em diferentes áreas. Sediada na capital francesa, a OCDE congrega 34 países associados.

Palácio do Itamaraty - Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Ex-pesquisador da OCDE prevê entrada em breve do Brasil na entidade internacional
O acordo desta quarta-feira foi firmado pelos ministros brasileiros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Joaquim Levy, além do secretário-geral da OCDE, Angel Gurría. O objetivo é fazer com que o Brasil tenha mais interação com os demais países da organização sobre temas importantes para sua agenda de competitividade.

Para o Itamaraty, o acordo constitui “um novo patamar” na relação do Brasil com a OCDE. A participação brasileira na organização começou na década de 1990. Em 2007, o Brasil tornou-se, junto com a China, a Índia, a Indonésia e a África do Sul, um dos cinco parceiros do “engajamento ampliado” com a entidade – atualmente denominados parceiros-chave. Desde então, segundo o Itamaraty, “houve contínua adesão do Brasil a diversas instâncias, bem como participação em projetos". O Brasil também colabora com a OCDE na condição de membro do G20 – grupo das 20 maiores economias do mundo, informou Agência Brasil.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала