Rússia e Noruega se unem em manobras conjuntas no Ártico

© Sputnik / Oleg LastochkinMar de Barents
Mar de Barents - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Resgatistas russos e noruegueses se reuniram no Ártico nesta quarta-feira (3) para um exercício conjunto de preparação para situações de emergência no Mar de Barents, segundo informa um comunicado do Ministério da Defesa da Rússia.

O exercício anual de dois dias, de codinome "Barents-2015", vai se focar em operações navais e aéreas de busca e salvamento em alto-mar, bem como na limpeza e contenção de derramamentos de petróleo nas áreas do mar ártico próximas às costas setentrionais da Noruega e da Rússia.

Exercícios militares Arctic Challenge Exercise (ACE 2015) - Sputnik Brasil
Países nórdicos começam exercícios militares no Ártico perto da Rússia
A Rússia, que ficou responsável por organizar o evento este ano, participa das manobras com helicópteros de resgate, aviões e um rebocador de salvamento da sua Frota do Norte. A Noruega, por sua vez, enviou helicópteros de resgate e navios da guarda costeira.

As duas nações árticas têm cooperado em missões de resposta ao vazamento de petróleo na região há mais de 20 anos.

Tanque norueguês Leopard 2 A4 NO - Sputnik Brasil
Noruega cita 'ameaça russa' e investe pesado em defesa
No ano passado, entretanto, Oslo suspendeu toda a cooperação militar com a Rússia devido à escalada da crise ucraniana. Alinhada à política da OTAN, a Noruega também introduziu sanções contra o país eslavo alegando que Moscou estaria envolvida militarmente no conflito do leste da Ucrânia – acusação que nenhuma fonte independente pôde provar, e que é constantemente negada pela chancelaria russa.


Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала