Bloco Poroshenko compara Donbass a “tumor canceroso”

© Sputnik / John Trast / Abrir o banco de imagensPopulação de Debaltsevo faz fila para receber ajuda humanitária
População de Debaltsevo faz fila para receber ajuda humanitária - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Um deputado do partido ucraniano Bloco de Pyotr Poroshenko sugeriu nesta terça-feira (2) que os territórios sob o controle das autoproclamadas Repúblicas Populares de Donetsk e Lugansk devem ser submetidos a um bloqueio econômico completo, à maneira do tratamento que se dá a um "tumor canceroso".

Combatente da República Popular de Donetsk em um mercado destruído no leste ucraniano - Sputnik Brasil
RPD: Kiev se prepara para usar armas químicas em Donbass com ajuda norte-americana
Discursando na Rada (Parlamento ucraniano), o líder do Bloco Poroshenko, Yuri Lutsenko, defendeu a tese de que o bloqueio de Kiev contra as forças antigovernamentais na região de Lugansk deve ser expandido para Donetsk também. 

"O presidente acredita que o tumor cancerígeno está sujeito a bloqueio”, disse o deputado, referindo-se aos territórios não controlados por Kiev em Donbass. “A prática do chefe da administração civil e militar de Lugansk, Hennadiy Moskal, que proibiu todo e qualquer movimento de veículos para dentro e para fora do território ocupado, é a política correta", acrescentou.

Assim, Lutsenko exortou o governo a tomar “medidas estratégicas" para acelerar a reintegração dos territórios não controlados por Kiev. Em sua opinião, isso vai exigir o reforço da linha de demarcação e o estabelecimento de um bloqueio econômico completo sobre essas regiões do leste ucraniano.

Sergei Lavrov, ministro das Relações Exteriores da Rússia - Sputnik Brasil
Lavrov destaca necessidade de acabar com bloqueio ao Leste da Ucrânia
"Ou a Federação Russa remove seus grupos terroristas e dá a Kiev a oportunidade de restabelecer o controle sobre a fronteira do Estado, ou vamos criar temporariamente um bloqueio na linha de frente", concluiu Lutsenko, aproveitando a ocasião para voltar a acusar a Rússia de manter tropas em Donbass – afirmação que carece de provas concretas e que, enquanto tal, é constantemente negada por Moscou.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала