- Sputnik Brasil
Notícias do Brasil
Notícias sobre política, economia e sociedade do Brasil. Entrevistas e análises de especialistas sobre assuntos que importam ao país.

Dia da Rússia: São Paulo poderá receber eventos em 2016

© AFP 2022 / SERGEI SUPINSKY / Abrir o banco de imagensDia da Rússia
Dia da Rússia - Sputnik Brasil
Nos siga noTelegram
Em 2016, a cidade de São Paulo poderá ser incluída no programa oficial do chamado Dia da Rússia pelo Mundo. A edição atual do evento, no próximo dia 12, contará com apresentações musicais russas em diversas cidades do globo, incluindo o Rio de Janeiro.

Na próxima semana, o Rio receberá, junto com as cidades de Nova York, Paris, Jerusalém e Pequim, eventos ligados ao Dia da Rússia, comemorado em homenagem à declaração de soberania da Federação Russa em relação à União Soviética. A capital fluminense será a única cidade brasileira participando das comemorações deste ano, mas, segundo os organizadores, existe a possibilidade de que a capital paulista receba espetáculos relacionados à data no ano que vem. 

Theatro Municipal no Rio de Janeiro - Sputnik Brasil
Rio de Janeiro será uma das cidades a celebrar o Dia da Rússia

No Centro Nacional de Artes Cênicas da capital chinesa, a orquestra da Capela Acadêmica Estatal de São Petersburgo irá se apresentar sob a regência de Aleksander Tchernuchenko, tendo no repertório obras como “Kamarinskaia”, de Mikhail Glinka, “Moscou”, de Tchaikovsky, e “Aleksander Nevsky”, de Prokofiev. Em Israel, os festejos ficarão por conta da apresentação do Coro Acadêmico Estatal Folclórico Piatnitski, enquanto, em Paris, se apresentará o Coro Acadêmico Estatal Svechnikov.

Seguindo o fuso horário de cada país, a apresentação no Brasil acontecerá logo depois da festa parisiense. O Theatro Municipal do Rio de Janeiro receberá o conjunto de câmara russo Solistas de São Petersburgo, com a participação da jovem pianista Varvara Kutuzova, que completará 12 anos de idade no palco do Municipal. A primeira parte da apresentação incluirá obras de Vivaldi, como quatro concertos da série “Inspirações Harmônicas”, e o “Concerto para Piano Número 17”, de Wolfgang Amadeus Mozart. A segunda parte terá obras de Tchaikovsky, “Sexteto para Cordas”, e de Edvard Grieg, a “Suíte Holberg”.

O encerramento do festival acontecerá no Carnegie Hall, em Nova York, com a Orquestra Sinfônica Acadêmica da Filarmônica de São Petersburgo executando a "Sinfonia nº 4 de Tchaikovsky" e a "Sinfonia  nº 5" de Dmitry Shostakovitch.

De acordo com os organizadores, a edição de 2016 poderá ter, além de São Paulo, as cidades de Londres, Viena e Berlim, e, possivelmente, outros tipos de manifestações artísticas, como espetáculos de teatro e balé e também exposições.

Feed de notícias
0
Para participar da discussão
inicie sessão ou cadastre-se
loader
Bate-papos
Заголовок открываемого материала